Wednesday, December 27, 2006

ECS 3

1) Para Durkheim a educação não pode ser bem definida , ela abrange muitos fatos e principalmente a influência dos adultos sobre as crianças.

2) A primeira seria uma idéia perfeccionista, " desenvolver em cada cidadão toda a perfeição de que ele seja capaz", o ponto fraco seria que não somos todos iguais, cada um com a sua aptidão.
A segunda, a educação teria por objetivo a felicidade geral para si e seus semelhantes, o ponto fraco seria crer que exista uma fórmula única, que se adapte a todos.

3) Segundo Durkheim, para definir educação, é preciso considerar os sistemas educativos que existem e os que tenham existido e retirar deles o que existe em comum, só assim se constituirá essa definição.

4) Os fatos que levam a sociedade a preparar o homem é: natureza humana, a importância das nossas diversas faculdades, direitos e deveres, relação sociedade-indivíduo, progresso, ciência, e arte e que esses fatos são ideais para todos os cidadãos.

5) Existem aspectos sociais que são indispensáveis a todos os seres e outros aspectos são importantes somente para determinados grupos.

6) Durkheim concluiu que a sociedade não é o meio que prepara as crianças e sim as gerações adultas que agem no desenvolver da criança.

7) O ser humano forma a sociedade, e a sociedade é formada por seres humanos. Como poderiam viver isolados?
Se isso acontecesse voltaríamos ao tempo das cavernas. seres isolados que se agrupavam conforme suas necessidades.

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