Monday, January 08, 2007

ECS11





As diferenças entre as várias redes de ensino no Brasil sejam elas pública municipal, estadual e federal ou privada são notáveis. Elas são o resultado de políticas implementadas. Porém, muitos professores percebem diariamente a alarmante distância entre os discursos políticos e a realidade das escolas.A maioria das políticas educativas são efetuadas através das leis regulamentadas, que por sua vez possuem um caráter abrangente e abstrato,ou seja, distante das questões práticas. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases todo aluno tem direito a ensino de qualidade, mas o que é um ensino de qualidade? Receber o Kit escolar na volta das férias? Não que seja ruim é ótimo, pois muitos de nossos alunos não tem condiçoes de comprar o material escolar, ainda mais com uma família de 5,6,7,8, ou mais filhos.Receber a merenda escolar? Acho perfeito , nenhuma criança aprende com fome.Mas o que mais pode ser feito para ajudar no crescimento intelectual do aluno? O nosso aluno deve ter condiçoes de acompanhar qualquer aluno de escola particular. Nós como professores devemos reivindicar e lutar por causas práticas, como uma escola com melhores instalações, recursos e até remunerações para que sejam mudadas as políticas de maior escala.Vemos as maravilhas da tecnologia,mas não podemos colocar na prática com nossos alunos por falta de recursos. O governo diz priorizar a educação e fala em repasse de verbas destinado ao ensino, mas será que realmente chegaram ao seu destino. Por mais que este seja um discurso já bastante debatido, ainda não é o suficiente! Em meio às reflexões sobre as questões do ensino privado e público, da privatização e estatização, é importante evidenciar o real fator da discussão, o dinheiro. Vivemos sim em uma sociedade capitalista, e não é se preocupando em mudar esta condição que alcançaremos o ensino de qualidade, talvez por isso o ensino privado tenha tanto sucesso. Não assumimos que o problema é justamente a falta de recursos,em outras palavras, falta de dinheiro. Ou na má distribuição desse!A falta de atitude mais firmes e com uniformidades faz com que haja um desencantamento por parte dos professores que irá refletir no aluno e conseqüentemente na sociedade.

2 comments:

Fátima Westeuser said...
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Fátima Westeuser said...

Olá Vera,
Tem muita coerência tua colocação sobre a participação dos educadores no que tange as Leis direcionadas à educação. Assim como em qualquer outra área de atuação, os profissionais que atuam de forma mais direta com o publico alvo, devem ter grande participação para que se estabeleçam normas, leis, regras, para que se busquem alternativas e que se solicitem auxílios – nesse caso, como tu dissestes, os professores devem estar mais presentes na elaboração de leis e programas educacionais. Fizestes uma boa análise.
Um abraço.
Fátima